Pitt Bull
Thursday, December 28, 2006

A tão temida raça Pitt Bull

Origem e História

O American Pitt Bull Terrier surgiu a partir do Buldogue Inglês, próximo ao ano de 1640. Nessa época era comum as lutas de cães com touros que levou a necessidade de cães mais leves para combate. Houve então o cruzamento do antigo Buldogue Inglês com o Terrier, surgindo assim o Bull and Terrier. A mais ou menos 2 séculos atrás, o Bull Terrier foi levado para os Estados Unidos, onde as entidades trataram de reconhecer a raça, daí a levar o nome de American Pitt Bull Terrier.

Nos EUA, a raça começou a divergir ligeiramente do objetivo que tinha nos seus países de origem. Os cães não foram utilizados apenas para rinhas, mas também como catch dogs - apanhadores de gado e porcos desgarrados - e como guardas da propriedade e da família. Daí o ganho de peso da raça, o que não chegou a atrapalhar sua performance. Nas mãos dos criadores norte-americanos, o Pit Bull alcançou uma grande popularidade.

Ao contrário do que se pensa, o Pitt Bull é um cão extremamente dócil com os humanos e apresenta uma grande afinidade com as crianças. Com os outros cães apresenta agressividade, pela própria origem, pois foi criado para rinhas de briga de cães. Daí essa agressividade com os outros cães. O Pitt Bull é um cão que por padrão não serve para guarda, pois é mais cão de companhia, mas se devidamente adestrado, torna-se excelente guarda, pois é muito inteligente podendo ser comparado ao poodle e ao pastor alemão.

O American Pit Bull Terrier vem sofrendo diversas restrições legais em diversos países inclusive no Brasil, não podemos cair no erro de países como Inglaterra , França, que proibiram a criação da raça. A proposta de criação no Brasil é direcionada para guarda e companhia, para se Ter uma idéia estima-se que no Brasil tenha hoje 40.000 Pit Bulls. Cerca de sessenta por cento dos ataques de cães ocorridos e registrados tem como protagonista cães de origem não definida ou popularmente falando "os VIRA - LATAS ". O Pit Bull ou outra raça qualquer não é merecedora de culpa pois os verdadeiros culpados são aquelas pessoas que com a desculpa da necessidade de se Ter um animal feroz, treinam indevidamente seus animais.



PADRÃO OFICIAL - UKC, de 01/01/1978 (país de origem - USA)

CABEÇA - de tamanho médio, em formato retangular
CRÂNIO - achatado e mais largo na altura das orelhas, com bochechas proeminentes e livres de barbelas.
FOCINHO - quadrado, largo e profundo. Mandíbulas bem pronunciadas e demonstrando força.. mordedura em torquês com os caninos superiores encaixando-se à frente dos inferiores.
ORELHAS - devem ser inseridas altas e livres de barbelas.(o corte ou não é característica pouco importante e de função estética ).
OLHOS - redondos e distantes entre si, de inserção baixa no crânio. Não há restrição de cor.
NARIZ -(trufa) -de cavidades bem abertas e sem restrição de cor.
PESCOÇO -musculoso, levemente arqueado, afilando dos ombros até a cabeça e de pele solta.
TRONCO -potente e levemente arredondado.
OMBROS -oblíquos e largos, fortes e musculosos.
PEITO -profundo, mas não muito largo e com costelas bem abertas e arqueadas.
COXA -comprida, com musculatura desenvolvida.
CAUDA -curta em comparação ao corpo. Portada baixa, afilando da base à extremidade. Não deve ser mantida sobre o corpo, cauda curvada não é permitida.
MEMBROS -grandes, de ossatura arredondada, com quartelas retas e aprumadas, razoavelmente fortes. Patas de tamanho médio. Jarretes retos e baixos.
MOVIMENTAÇÃO -deve ser leve e elástica. Movimentos devem ser regulados
PELAGEM -curta e dura ao toque , deve ser lustrosa.
COR -todas são aceitas e também suas marcações e combinações.
PESO -machos: entre 35 e 60 libras, fêmeas: entre 30 e 50 libras.
ESCALA DE PONTOS -Aparência geral, personalidade e obediência 20.
Cabeça, focinho, olhos e orelhas 25. Pescoço, ombros e peito 15. Membros e patas 15. Cauda, pelagem e cor 10.


DICAS DE UM BOM FILHOTE


1. O filhote deve ser desinibido e muito brincalhão, corajoso e muito valente.
2. O filhote deve Ter a aparência saudável e inquieta, com pêlos brilhantes e pesando mais do que aparenta.
3. O filhota deve ser robusto, com peito largo, dorso reto, traseira larga e cauda grossa.
4. Evita comprar um filhote pela cor, escolha sempre pelo temperamento desejado.
OBS: Na compra de um filhote procure canis confiáveis, responsáveis e que criem cães com a proposta de aprimorar esta magnífica raça, excluindo os criadores que criam com a finalidade de rinha ou que dão ênfase exclusivamente a agressividade da raça.

COMPORTAMENTO

AMERICAN PIT BULL TERRIER é um cão forte, resistente, musculoso, valente e determinado, qualidades vitais para um cão de defesa e vigilância . O PIT BULL cuida zelosamente do seu dono e também é um ótimo companheiro de toda a família especialmente das crianças, porém é um cão que necessita de muito exercício e preferencialmente deve ser adestrado desde cedo para que não adquira vícios que venham a causar um desvio de comportamento. Nota-se um grande prazer por parte destes cães de trabalhar, seja para cumprir simples tarefas de obediência ou trabalhos mais complexos como farejar drogas e participar de provas de adestramento.

DICAS PARA UMA BOA CRIAÇÃO

1- Leve-o para passear pelo menos 4 vezes por semana, isto é, se ele estiver com todas as vacinas. Isso ajudará muito, pois os cães apos o passeio ficam mais calmos, dando assim um maior descanso para dono! Essa dica é indispensável para Cães como: Rottweiler, Pitt Bull, Pastor Alemão, e todos os cães classificados como "Cães de Grada", pois isso diminui a agressividade e estresse dos Cães.
2- Procure sempre brincar com o seu cão, com isso você melhora o seu relacionamento de confiança com ele. Se você não tem tempo para isso, pois trabalha e passa o dia todo fora, compre brinquedos, para que quando você sair, seu cão tenha uma distração, Não ficando estressado e não destruindo toda a casa.
3-O cão começa a aprender, desde quando ele nasce, essa historia de esperar uma certa idade para começa-lo a treinar e completamente equivocada. Comece a treinar o seu cão, apartir do momento que você adquiri-lo, claro que com funções básicas e sem castigo. Tente fazer assim: Para ensina-lo a sentar pegue um pouco de ração, faça com que ele sinta o cheiro, fique de frente para ele. Depois disso coloque a mão com ração em cima da cabeça do cão e vá empurrando para traz , para que ele não possa ver. Automaticamente, o cão ira tentar olhar para a sua mão sentando e olhando para cima, então de o comando (Sente), elogie-o e recompense-o com um pouco de ração toda vez que ele conseguir fazer. Isso fará que ele assimile o comando e comece a faze-lo . Isso Pode levar algum tempo, por isso tenha paciência!!!


Fontes retiradas dos sites:

http://www.reikennel.hpg.ig.com.br/dicas.html
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/ra%C3%A7as_c%C3%A3es/caes_enciclopediapitbull.htm
http://www.saudeanimal.com.br/pit.htm

1 comentários



html>