Baleia Jubarte
Saturday, October 28, 2006



Baleia Jubarte

É conhecida por suas acrobacias, seus saltos, exposição de suas nadadeiras, e pelo seu comportamento dócil, isso sem falar que ela é uma excelente cantora!



Espécie cosmopolita. No verão, alimenta-se próximo aos pólos e no inverno migra para os trópicos para se reproduzir e criar seus filhotes. Possui hábitos costeiros, mas pode ser encontrada também em ilhas oceânicas como Fernando de Noronha e Trindade. No Brasil, ocorre desde o Rio Grande do Sul até o nordeste. O Banco de Abrolhos, na Bahia, constitui uma importante área de reprodução e cria no Atlântico Sul Ocidental, e a única devidamente comprovada até o momento (suspeita-se que na costa nordeste do Brasil possa existir outra). Atualmente, no Hemisfério Sul, existem possivelmente cerca de 12.000 indivíduos, divididos em 7 distintas populações.

Muito interessante à disputa dos machos pelas fêmeas, eles cantam muito para atraí-las, isso sem falar em brigas que travam entre si para ter o direito a fêmea.

São muito curiosas, podendo aproximar-se das embarcações, gostam de se exibir em seus saltos que são muito lindos, seus cantos são impressionantes podendo durar até 2 horas. O canto é composto de várias frases que se repetem de forma idêntica durante horas seguidas. Pequenas variações no canto da jubarte só são percebidas quando ouvidas ano após ano: aparentemente, a cada ano a baleia acrescenta uma nova frase ao canto.

Alimentam-se de Krill. Pequenos peixes, que formam cardumes.

Chegam a atingir 16 metros de comprimento.

Pelo seu comportamento a baleia Jubarte com seus hábitos costeiros durante seus períodos migratórios (julho a dezembro) ela sofre com fortes pressões antrópicas como, por exemplo, capturas acidentais em redes de pesca, colisão com barcos e navios, poluição dos mares e a destruição de seus hábitats. Outra ameaça potencial e iminente é o aumento do turismo para a observação de baleias (whalewatching) no Banco dos Abrolhos, que, se feito de forma irracional e descontrolado, pode molestar seriamente as baleias-jubarte. A atividade petrolífera na região do Banco dos Abrolhos e adjacências é causa de preocupação quanto a futuros impactos sobre a população de baleias. Existem registros de capturas em redes de deriva oceânicas para as regiões sul e sudeste do Brasil.




contatos pelo ORKUT
2 comentários



html>