Chita
Friday, November 24, 2006

Chita e sua velocidade

A Chita é o animal mais veloz da terra, podendo chegar por volta de 110 Km por hora, mantendo essa velocidade constante durante alguns segundos.

Ela não costuma perder uma caça pois quando isso acontece, demora um bom tempo para estar apta á outra tentativa.

Vivem sozinhos ou em pequenos grupos. Geralmente o grupo é formado por uma fêmea e sua ninhada, ou até 3 machos "parentes".

Por incrível que pareça, as relações harmoniosas deste animal com o homem é bastante antiga. Costumavam domesticar chitas para que elas ajudassem seus donos durante as caças, e elas até habitavam palácios indianos.

Quando está correndo em alta velocidade, ela usa sua cauda para se equilibrar durante as curvas, tornando-as assim muito ágeis em suas súbitas viradas.

É realmente um lindo animal que tem como característica principal sua pouca massa muscular. Ela tem somente o necessário para correr bastante, sendo que se tivesse mais músculos, a temperatura corporal aumentaria demais.

Esse fato confunde muitas pessoas pois acredita-se que ela possui pouca massa pelo fato de pouca alimentação, o que não é verdade.

As chitas podem, neste momento, ser encontradas no Centro e Sul do continente africano.

Ao contrário de outros felinos africanos, a chita é um animal solitário, que só se faz acompanhar pelos filhos, se os tiver. Os irmãos também se mantêm juntos durante algum tempo após a mãe considerar que estão preparados para viverem sozinhos.

Dada a sua estatura e o facto de viver de forma solitária, a chita encontra muitos carnívoros, nomeadamente as hienas, que sistematicamente vão tentar levar a sua presa. Então, quando caça, leva a presa para uma zona mais protegida e de onde possa observar os movimentos em seu redor para mais facilmente poder defender-se.

A mãe amamenta as crias em exclusivo até estas terem cerca de 60 dias, depois e até aos seis meses caça sozinha para eles e por volta dessa altura começa a ensiná-los a caçar. Até aos dois anos, caçam e vivem juntos, e quando a mãe acha que estão preparados para sobreviver sozinhos, desaparece para nunca mais voltar. As jovens crias permanecem ainda juntas durante alguns meses, mas progressivamente vão-se afastando e criando os seus próprios territórios de caça.

As chitas medem em média 1,30 de comprimento, 75 cm de altura e pe
sam cerca de 50 kg.
A sua esperança de vida é de 20 anos.

Realmente temos que respeitar nossa natureza e seus artifícios para sobreviver!


Este trabalho foi passado a mim pelo meu amigo Bruno Fantinatti com alguns complementos vindos do site bicharada.net

Muito obrigada Bruno pelo seu artigo sobre as Chitas!

Entre em contato comigo pelo orkut



0 comentários



html>