Filhote de Cachorro
Friday, January 05, 2007




FILHOTES!!







Como cuidar de um filhote de cachorro??
Como eles vivem?
Quanto tempo tem de vida um cachorro??
O que come um filhote de cachorro?

Essas dúvidas e muitas outras vocês poderá tira-las aqui no MUNDO ANIMAL!


Normalmente quando são pequenos são as "coisinhas" mais lindas do mundo!
Um filhote de cachorro esta pronto para desmamar com 45 dias em média.
É legal acostumar o filhote com um ursinho de pelucia, um paninho enquanto ele ainda está junto a mãe, pois quando for separado ele ainda se sentirá familiarizado no ambiente em que estiver, junto ao seu paninho e ursinho.
O novo dono tem que saber que seu novo hóspede vai necessitar de carinhos e muitos cuidados, entre eles atenção, espaço, alimentação adequada entre outros.
Bom vamos aos detalhes da vida de um cãozinho!

CÁLCIO E VITAMINAS
O filhote necessita de complementação de cálcio e vitaminas no primeiro ano de vida, época de crescimento muito acelerado. A falta de cálcio nessa fase causará o raquitismo. Animais que se alimentam exclusivamente de ração balanceada podem ter as necessidades de cálcio supridas, desde que se alimentem corretamente, na quantidade indicada pelo fabricante da ração.

DENTIÇÃO
A troca de dentes se inicia com 3,5 meses de idade e termina aos 6 meses. O cão pode formar tártaro, o que provoca o mau-hálito e a perda precoce dos dentes permanentes.A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequência, mas é de ocorrência rara. Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu cão.

HIGIENE DA BOCA
Escovação: existem escovas e pastas dentais importadas para gatos. Mas essa prática de escovação deve ser feita desde a fase de filhote, do contrário dificilmente os adultos aceitarão a escovação. Ela deve ser feita 2 a 3 vezes por semana, no mínimo. Animais que comem ração seca terão menos tártaro do que aqueles que se alimentam com ração em lata (úmida).

ALIMENTAÇÃO
Quando ele é filhote necessita de uma ração especial para filhotes, nela conterá a quantidade balanceada de vitaminas, proteínas, sais mineirais e outras.
Um filhote necessita de bem mais proteínas do que um cão adulto, por isso uma ração de boa qualidade para filhote parece ser meio "engordurada".
Não é recomendado você alimentar seu filhote com ração de adulto, pois isso não suprirá as suas necessidades.
Você pode complementar a alimentação de seu animal se houver necessidade com legumes, carnes, frutas (exceto as cítricas), frango.
Não de ossos para seu animalzinho, isso pode acarretar problemas futuros em seu animal como infecção de intestino ou até mesmo imediato como ele se engasgar com algum pedacinho de osso.

BANHOS
À partir de 45 dias de idade, com sabão de côco medicinal e xampu neutro não inseticida (antipulgas). Caso o filhote tenha pulgas, dar banhos com sabonete de enxôfre. Em gatos, o banho pode ser dado mensalmente. O felino, por si só, limpa sua pelagem lambendo-se diariamente. Consulte seu veterinário quanto a tratamentos com produtos anti-pulgas, à venda em pet shops. Banhe o animal com água morna, e coloque algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água.
Se seu filhotinho tem pulgas uma boa tica pra afastá-las sem prejudicar seu animalzinho é colocar em uma vasilha álcool e vinagre, molhar um algodão e passar em seu corpinho, isso não irá intoxicá-lo e afstará esses bichos terríveis de perto de seu cãozinho.
Uma boa observação é que isso serve também para cães adultos.
Nunca deixe seu animal em lugar úmido, isso poderá acarretar em problemas de pele ou ocasior algo de mais grave.

NÃO BANHE SEU ANIMAL ANTES DE VACINÁ-LO.

Passe somente algodão umidecido em alcool com vinagre caso ele esteja muito sujo, ou com pulgas. O vinagre deixará um leve cheiro que tende a sumir logo.

VACINAÇÃO
Antes da vacinação aconselha-se vermifugar o animal da seguinte maneira:
faça uma espécie de chá com hortelã e leite para o cãozinho alguns dias antes de dar o remédio de verme, isso facilitará com que eles se soltem do intestino e não prejudique o animal.
Faça o mesmo processo por uma semana antes da ingestão do remédio que deve ser de acordo com o peso do animal, e não simplesmente dado sem nem ao menos pesa-lo.
Após feito esse processo o animal ja estará pronto para ser vacinado.
Hoje em dia ja existe uma vacina que serve para 10 tipos de doenças diferentes, é conhecida com V10. Essa seria a mais adequada podendo ser substituida se não encontrada pela V8 ue tem o mesmo principio só que serve somente para 8 tipos de doença.

Aós a aplicação da primeira dose da vacina é necessário a cada 21 ou 30 dias aplicar mais 2 doses ou dependendo do caso ao em vez de 2 doses a mais aplicar 3 doses a mais.

Importante ressaltar que o certo é você consultar um médico veterinário antes que ocorra qualquer processo com seu animalzinho.

Aí vai uma dica para os futuros donos:
Não acostume seu filhoe a fazer coisas que quando grandes ele não poderão fazer, pois eles não entenderão isso.
Quando adquirir um animal lembre-se de que ele vai crescer e você terá responsabilidades com ele e não poderá simplesmente abandonálo somente porque ele cresceu.
Por isso pense muito bem antes de ter um verdadeiro comanheiro e amigo ao seu por muito tempo em sua vida!
Pois se cuidado direito com vacinas e outros cuidados normais, seu cãozinho poderá viver por 15 anos ou mais até!


Olha que

charme!






Contato pelo ORKUT
E-mai: bio.rejane@gmail.com
4 comentários



html>